domingo, outubro 19, 2008

Cena

O sol acachapante do meio dia embaçava os olhos de Vitor dentro do carro. Pelo vidro os prédios dançavam subindo ao céu. Entretinha-se com uma canção assoprada pelo seu novo aparelho CD-DVD-K7-TOCA-DISCOS-MP4 e o caralho a quatro. Tão abosorto estava que teve de pisar de forma abrupta no freio. Uma Pajero quase escalou seu porta-malas. Desajeitado, olhava os motoristas a volta, era como se nada tivesse acontecido com todos sabendo o que se passara.
Aproximou-se do carro, suja, rosto marcado por lama, nariz ranhento escorrido, formando um bigode amarelo ressecado, pés descalços e rachados, olhos secos, grandes e profundos, cabelos fedendo fungo:
- O senhor quer um Halls?
- Quanto é?
- Um real...
- Você fica aqui o dia inteiro?
- Sim. Onde o senhor trabalha? - diz com a mão arqueada sobre os olhos, o Sol a estava fustigando.
- Quantos anos você tem?
- Qual é a idade do senhor, onde trabalha?
- Eu trabalho numa farmácia - disse Vitor revirando a carteira à cata de um real.
- Há tantas!
- Porque a curiosidade?
- Acho que devemos estar iguais.
Faltavam dois mostradores para o semáforo de três tempos abrir.
- Tome o dinheiro, não quero o Halls, pode ficar para você...
- Vá tomar no cu, senhor. Não estou pedindo nada, nem pedi para o senhor o comprar, apenas ofereci, se não quer, é simples, só dizer.
A Pajero roncava o motor, ameaçava passar como máquina niveladora por cima de Vitor. Duas luzes verdes já haviam se apagado, mas os pneus tinham-se derretido no asfalto, em pessoa -ou melhor, em objeto- o caldeirão do inferno.
A menina cuspiu na porta. Acostou-se em outro carro.
- A senhora quer um Halls?

Um comentário:

Cássio Gonçalves disse...

Gostei do blog. Tem um texto ótimo, com uma linguagem, às vezes, poética. Apesar que eu usaria um eufemismo para me referir a "punheta", por exemplo. Mas não é uma crítica, entendo que faz parte do estilo, um quê de real, sem frescuras. Procurei um blog inteligente feito por alguém de Arapongas e não encontrei. Fico contente em alguém ter me encontrado. Vou estar acompanhando.